DEMOCRACIA

Todos sabemos que a Democracia não resolve nada, mas permite resolver tudo. Ao contrário da ditadura que não resolve nada e não permite resolver coisa alguma. Então, para muitos, a Democracia é o menos ruim que existe frente a todos os demais sistemas que existem. Mas sem pecar de exagerados, podemos dizer que a Democracia tem muitas coisas boas que as ditaduras não têm. Estas coisas boas são suficientes para escolher a Democracia como o melhor sistema já conhecido para governar os povos. A diferença entre Democracia e ditadura é enorme. Podemos afirmar sem medo de errar que a Democracia é infinitamente melhor que as ditaduras. A Democracia é o oposto a ditadura. Se uma pessoa se diz Democrata, então é contra as ditaduras, é um antifascista e um antimarxista.

Existem milhares de coisas que podemos mencionar pelas quais vemos que a Democracia é superior a qualquer ditadura, seja esta de direita ou de esquerda, ou ainda religiosa, personalista ou militar. Todo autoritarismo opressor é a antessala de uma ditadura, no qual as liberdades são restritas e arbitrarias ao bel-prazer do governante. Todos sabemos e sentimos que Democracia é sinónimo de liberdade, não somente da forma “física”, senão que também na forma “espiritual”. Nas Democracias, as artes são livres; já nas ditaduras, quem não faz arte conforme o Estado manda fazer, vai preso. Do pensamento de Sir Winston Churchill, em tradução livre, podemos dizer que “se a Democracia não é um sistema perfeito, pelo menos é o menos ruim dos existentes”.

Na Democracia cada um pode contribuir com a sociedade a sua maneira, para o bem comum, de acordo com a sua vocação pessoal e as oportunidades que tiver ou encontrar. Já seja cuidando da sua família (principalmente as mulheres donas de casa), pelo estudo e o ensino, pelos serviços de saúde, pela defensa dos direitos dos outros, pela pesquisa, pela atividade empresarial, pela arte, pela política, etc. Em uma Democracia, todas as atividades profissionais são de livre exercício, protegidas (no máximo são regulamentadas), já, numa ditadura, são atividades proibidas, fora do controle estatal, perseguidas e penalizadas. Como em geral os totalitários são partidários da ditadura, os Democratas somos todos contra os totalitários, contra todos eles, sejam de lá ou de cá.

(Parte deste artigo foi transcrito do jornal a Gazeta do Povo do Brasil.)

SABIA QUE A FILOSOFIA SOCIALISTA DEMOCRÁTICA REÚNE O MELHOR DO SOCIALISMO (JUSTIÇA SOCIAL) E O MELHOR DA DEMOCRACIA (LIBERDADE E PLURIPARTIDARISMO) E É CONTRA AS DITADURAS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *