UMA DEMOCRACIA IMPERFEITA

Em artigos anteriores, já afirmamos que consideramos como uma Democracia imperfeita os Estados Unidos de América (USA – EUA). É muito difícil (mas não impossível) achar uma Democracia perfeita. Por definição antiga, os gregos chamavam Democracia a um sistema de governo originário do povo. Hoje em dia, Democracia é muito mais do que isso. Democracia também é a Turquia, governada despoticamente por um tirano de nome Erdogan. Ela não e perfeita por muitas coisas. A principal é que não respeita a “Rotação do Poder”, coisa típica dos tiranos e dos ditadores. A rotação do poder é algo obrigatório das Democracias. USA respeita a rotação do poder, mas tem outros defeitos que a fazem uma Democracia Imperfeita.

Um desses defeitos é que não adianta obter a maioria dos votos dos cidadãos para se eleger Presidente, chegando ao absurdo de se eleger apenas conseguindo o segundo lugar na votação do país. Isto é porque eles têm um sistema de eleger uma Assembleia de Delegados para logo eleger o Presidente. Estes delegados têm diferente poder de respaldo, mas o mesmo poder de voto na Assembleia. Eles são eleitos quando um dos candidatos a Presidente obtém a maioria dos votos no Estado. O candidato que obtém 50% dos votos mais um, leva todos seus delegados para a Assembleia. Por exemplo, se um candidato obtém 60% dos votos e o outro 40%, aquele de maior votação leva todos. O correto seria que levasse 60% dos candidatos e o resto seria do outro candidato. Simplesmente, este sistema ignora o desejo dos 40% dos cidadãos desse Estado. Enquanto este absurdo se manter, USA não será uma Democracia Perfeita. Nós, os Socialistas Democráticos, acreditamos que cada cidadão vale um voto, e não mais que um voto nem menos que um voto. Em USA, não é assim.

SABIA QUE A FILOSOFIA SOCIALISTA DEMOCRÁTICA REÚNE O MELHOR DO SOCIALISMO (JUSTIÇA SOCIAL) E O MELHOR DA DEMOCRACIA (LIBERDADE) E É ANTIMARXISTA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *